Gilberto Gil e Caetano Veloso foram os grandes destaques do desfile dos Filhos de Gandhy deste domingo (11), no Circuito Osmar, no Campo Grande. Inclusive, Veloso foi o grande homenageado do bloco, que em 2024 completa 75 anos.
Através das redes sociais, as grandes referências da música baiana destacaram a relação que possuem com o grupo, que se tornou o maior Afoxê da Bahia.
“Eles saiam dali do Santo Antônio Além do Carmo, quando eu era menino. Eu gostava do Ijexá, obviamente, o toque, tudo, os cânticos bonitos. Eu adorava aquilo tudo. Aí fui lá olhar. Aí eles estavam ali, deprimidos… Encontrei alguns vestidos de Gandhy, na Praça da Sé, tentando entrar na avenida. E o Apache, com três mil, quatro mil, componentes”, começou Gil, relembrando de como começou a relação com o grupo.
A paixão era tanta que, em 1972, Gil gravou uma música para a agremiação carnavalesca.
Caetano também lembrou das características que sempre fizeram parte do grupo: “É engraçado que quase todos os negros da Bahia iam para o Apache. E quando nasceu o Ilê Aiyê foi o contrário, pois ele é totalmente pacífico”.
Confira: