Bahia na Web

Governo da Bahia discute ocorrência policial em Fazenda Coutos com órgãos de Justiça

Foto: Divulgação

O Governo da Bahia reuniu órgãos do sistema de Justiça na quarta-feira (5) para tratar do confronto entre policiais militares e suspeitos em Fazenda Coutos, Salvador. Coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o encontro visou garantir transparência na apuração dos fatos e no cumprimento dos procedimentos de fiscalização.

 

Entre os participantes estavam os secretários de Justiça e de Segurança Pública, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Militar e Polícia Civil.

 

A Polícia Civil detalhou as medidas investigativas em andamento, incluindo análises de imagens e perícias técnicas. Já a Polícia Militar informou a instauração de uma investigação interna. O Ministério Público acompanhará o caso por meio de seus grupos especializados. O secretário Felipe Freitas destacou que todas as instituições terão acesso às informações necessárias para a elucidação dos fatos.

“É dever das instituições de Estado assegurarem máxima transparência nas suas ações, em especial quando há mortes envolvidas. O Governo do Estado colaborará para que o Ministério Público, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial, tenha pleno acesso aos dados da ocorrência de Fazenda Coutos e que o Poder Judiciário e os órgãos de correição da própria Polícia Militar possam se manifestar tecnicamente sobre o processo. É preciso aguardar o desfecho das investigações”, ressaltou o secretário de Justiça Felipe Freitas.

 

Além disso, durante a reunião, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, apresentou um balanço positivo do Carnaval 2025, destacando a atuação de 37 mil agentes e a redução de crimes nos circuitos da festa. Ele também adiantou que a segurança na Micareta de Feira de Santana e no São João contará com planejamento reforçado.