
Créditos: Ricardo Stuckert
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (12), que a China pretende investir R$ 27 bilhões em novos projetos no Brasil. Os aportes devem contemplar setores estratégicos como delivery, com a plataforma Meituan; carros elétricos, com a montadora GAC; energia limpa, por meio da estatal CGN; e mineração, com o grupo Baiyin Nonferrous.
O anúncio foi feito pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), Jorge Viana, após um fórum de negócios realizado em Pequim entre empresários brasileiros e chineses. Segundo Viana, os investimentos refletem o interesse crescente da China em expandir sua presença no mercado brasileiro por meio de setores com alto potencial de crescimento e inovação.
Antes de chegar à China, a comitiva brasileira passou pela Rússia, onde o presidente Lula se reuniu com Vladimir Putin. No encontro, o chefe do Executivo brasileiro defendeu um cessar-fogo imediato na guerra da Ucrânia e voltou a defender o diálogo como caminho para a paz.