Em entrevista, Bruna Freitas relatou que perdeu a ave no dia 30 de julho, uma terça-feira. No mesmo dia, ela divulgou o desaparecimento do animal. Segundo Bruna, Fabio foi até a casa de uma pessoa que encontrou a ave e se identificou como o tutor.
Dois dias depois, Bruna descobriu o paradeiro da calopsita e tentou entrar em contato com o advogado. Na segunda-feira seguinte, ela foi até a residência de Fábio, que alegou ser o dono da ave.
Bruna e seu marido retornaram à residência em outras duas ocasiões, mas não conseguiram dialogar com o acusado. Na manhã desta sexta-feira (09), o marido de Bruna tentou mais um contato, e Fábio teria ameaçando, dizendo “se vocês insistirem vou entregar o animal morto”. Ela voltou mais uma vez e gravou um vídeo do encontro.
As imagens mostram Bruna tentando falar com Fábio. Em certo momento do vídeo, ele sai de casa em seu carro e chega a xingá-la. Minutos depois, ele retorna e entra novamente na casa, saindo em seguida com o animal morto em mãos.
A situação gerou revolta nas redes sociais. Bruna registrou um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. Blogdovalente