
Preso na segunda fase da Operação Falsas Promessas, o influenciador digital Franklin de Jesus Reis, conhecido como Neka Rifas, é apontado como um dos principais operadores de um esquema de rifas ilegais que movimentou mais de R$ 6,3 milhões em transações suspeitas. A informação consta no relatório do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), obtido pelo Informe Baiano.
Segundo a Polícia Civil, os valores movimentados por Franklin são incompatíveis com qualquer atividade econômica lícita. O influenciador utilizava a página “Neka Rifas”, no Instagram, para promover sorteios fraudulentos, explorando jogos de azar e realizando lavagem de dinheiro.
Ainda conforme a investigação, Franklin mantinha vínculos próximos com Ramhon Dias e José Roberto Nascimento dos Santos, o “Nanan Premiações”, líderes da organização criminosa. O relatório destaca “registros de transações financeiras significativas, auferidas ilicitamente” por meio da empresa de publicidade em nome do investigado.
Um trecho do documento revela, ainda, que Franklin teria envolvido um adolescente no esquema para simular ganhadores das rifas ilegais promovidas, numa tentativa de legitimar os sorteios forjados.
A Operação Falsas Promessas 2, deflagrada na última quarta-feira (9), resultou na prisão de mais de 20 pessoas, entre rifeiros, influenciadores e policiais. As investigações continuam, e novas prisões podem ocorrer nas próximas fases.