Bahia na Web

Inmet emite alerta de chuvas intensas para Bahia e mais 15 estados

Chuva deve atingir 16 estados Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso  de chuvas intensas para 16 estados, incluindo a Bahia, com chance de chuva e ventos intensos. O alerta amarelo – o menor na escala da instituição – é válido até esta quinta-feira (2) e o grau de severidade é de perigo potencial.

Na Bahia, as cidades atingidas estão situadas no Centro Sul, Sul, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano. Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, São Félix do Coribe, Piripá e Itapetinga são alguns dos municípios afetados.

A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia – sendo a média comum 18 km/h – e ventos intensos com 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Brasil, as áreas afetadas são: Centro Goiano, Leste Goiano, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Marajó, Nordeste Mato-grossense, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Baixo Amazonas, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Sul Maranhense, Metropolitana de Belo Horizonte, Sudoeste Piauiense e Norte do Amapá.

Ainda aparece no alerta a Região Metropolitana de Belém, Extremo Oeste Baiano, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Noroeste de Minas, Sudoeste Amazonense, Central Mineira, Centro Amazonense, Norte Amazonense, Centro Sul Baiano, Sul Amazonense, Vale São-Franciscano da Bahia, Distrito Federal, Sul Espírito-santense, Sul Goiano, Norte Mato-grossense, Norte Fluminense, Sul de Roraima, Zona da Mata, Madeira-Guaporé, Vale do Juruá, Sul do Amapá, Centro Maranhense e  Leste Maranhense.

A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).