Nesta quarta-feira (13), uma operação integrada entre Forças Estaduais e Federais de Segurança Pública transferiu para uma unidade de segurança máxima, o líder de uma facção com atuação na Bahia e no Rio de Janeiro. Ele se escondia na Bolívia.
Segundo apurações do Portal A TARDE, trata-se de José Henrique de Souza Conceição, mais conhecido como ‘Papa’. Ele é apontado como uma das principais ‘cabeças’ do Comando Vermelho (CV) na Bahia. José Henrique foi capturado em Pernambuco, no dia 11 de novembro deste ano, em uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e de PE.
Equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da Cipe Litoral Norte, da FICCO Bahia, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da transferência. O traficante estava custodiado em Recife.
Apesar de ter sido preso em pernambuco, ele passava a maior parte no país vizinho, justamente para evitar as autoridades brasileiras. No entanto, ele costumava retornar ao Brasil para coordenar distribuição de drogas e armas, além de determinar ataques contra grupos rivais. E foi justamente em uma dessas vindas que ele foi capturado. As forças policiais o localizaram em uma cidade de Guabiraba, a cerca de 20 quilômetros de Recife. A facção de ‘Papa’ tem como principais áreas de atuação o Complexo do Nordeste de Amaralina e o Engenho Velho da Federação, em Salvador.
Ações de inteligência contra comparsas do detento e também para interromper a circulação de armamentos e drogas na Bahia seguem intensificadas.