Bahia na Web

Nordeste pode ter cinco times na Série A em 2025 com acesso de Ceará e Sport; entenda

Fotos: Maurícia da Matta, Paulo Paiva, Felipe Santos e Matheus Amorim

A última rodada da Série B do Brasileirão 2024, disputada neste domingo (24), foi marcada por uma intensa disputa por três vagas de acesso à elite do futebol brasileiro. Mirassol, Sport e Ceará levaram a melhor e estarão na Série A no próximo ano.

 

O Mirassol foi o primeiro a garantir sua vaga. Jogando em casa contra a Chapecoense, o time paulista venceu por 1 a 0 e encerrou a competição na segunda colocação, com 67 pontos.

 

O Sport também fez valer o mando de campo e conquistou o acesso ao bater o campeão Santos por 2 a 1 na Ilha do Retiro. Com a vitória, o Rubro-Negro pernambucano alcançou 66 pontos e ficou com a terceira posição.

 

A última vaga ficou com o Ceará, que empatou sem gols com o Guarani, fora de casa. O Vozão contou com a ajuda do Goiás, que venceu o Novorizontino por 1 a 0, e garantiu o quarto lugar, somando 64 pontos.

 

O Novorizontino, destaque da competição, ficou com a menção honrosa. A equipe passou boa parte do torneio no G-4 e dependia de um empate contra o Goiás para subir, mas a derrota em Goiânia tirou suas chances de acesso.

 

NORDESTE PODE TER RECORDE DE TIMES NA SÉRIE A

Com Sport e Ceará subindo para a Série A, o futebol nordestino já garantiu quatro representantes na elite em 2025, somando Fortaleza e Bahia. O número pode aumentar caso o Vitória confirme sua permanência na competição.

 

O Leão da Barra precisa de apenas dois pontos nas próximas rodadas para assegurar sua vaga e, caso isso aconteça, o Nordeste terá pela primeira vez cinco equipes na Série A do Campeonato Brasileiro desde o início da era dos pontos corridos.