A Polícia Militar divulgou, nesta terça-feira (21), o balanço da 25ª edição da Operação Força Total, que foi realizada em toda a Bahia, nesta segunda-feira (20). Segundo o levantamento, a ampliação das abordagens e atuações preventivas nos 417 municípios, resultou na apreensão de 16 armas e na prisão de 43 pessoas.
Nesta edição, equipes da PM cumpriram ainda cinco mandados de prisão, recuperaram 15 e apreenderam 155 veículos. Além das ações contra a criminalidade, a Força Total teve foco especial na solidariedade. Mais de 6,6 toneladas e 21 mil litros de donativos foram recolhidos para serem enviados ao Rio Grande do Sul somente durante a edição da Operação em toda Bahia.
“Unimos nossa força total pela proteção da população baiana e na empatia com os irmãos gaúchos. A tropa e a sociedade estão de parabéns, pois conseguimos atingir um número alto de arrecadações e, ao mesmo tempo, intensificar ações preventivas e ostensivas com números expressivos no balanço final. O comprometimento e a qualificação do nosso efetivo fazem toda diferença”, analisou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.
As doações foram recolhidas em sistema drive thru e foram entregues em viaturas, bases móveis e sedes das unidades nos diversos pontos da capital baiana. Nas demais cidades do estado, unidades da PM receberam os donativos.
BALANÇO
Ao todo, a tropa empregada nesta operação já conseguiu apreender, ao longo das 25 edições, 541 armas de fogo, prender 877 criminosos em flagrante, recuperar 422 e apreender 5.557 veículos. Ainda no balanço desta produtividade, 1,4 milhão de pessoas e 362 mil veículos (carros e motos) passaram por abordagens da PM, além do registro de 457 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), a apreensão de 145 adolescentes e o cumprimento de 324 mandados de prisão em todo o estado.