De acordo com as regras das Igrejas Católicas, padres não podem ter relações matrimonias, nem sexuais. No entanto, um padre, que atuava na Diocese de Franca, em São Paulo, surpreendeu a todos ao revelar que se tornou pai.
Segundo o site Metrópoles, a entidade explicou que o padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio, um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, pediu para sair do sacerdócio após descobrir que agora é pai de uma criança.
Ele estava afastado das funções clericais e do celibato (a abstinência sexual) desde dezembro de 2022. No entanto, a própria Diocese pediu para que o padre não fosse julgado até que ocorra esclarecimento do afastamento.
“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade. Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”, disse.
Agora, Ferdinando Henrique terá de recorrer ao Vaticano para validar a dispensa, já que é o protocolo da Igreja Católica. Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e as funções pastorais, por isso, está suspenso de Ordens até que o nome dele seja dado baixa por escrito pelo Papa.