A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), cinco operações para desarticular a organização criminosa que desviou verbas públicas em municípios de Sergipe e Alagoas e praticou sequestro de bens e valores em cidades de Sergipe, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul.
Segundo publicação do G1 Sergipe, 33 mandados de busca e apreensão, três mandados de suspensão da função pública foram realizados na operação. As cinco operações que acontecem de forma simultânea são desdobramentos de uma investigação que apura a suspeita de desvio de recursos públicos de mais de R$ 1 milhão destinados ao enfrentamento da Covid-19, na cidade de Pacatuba, em Sergipe.
A apuração descobriu ainda a existência de uma organização criminosa que também atua há mais de uma década na Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Em alguns casos, os suspeitos possuíam alguma relação com agentes públicos para desvio de dinheiro.
Na Bahia a operação aconteceu em Dias D’Ávila e Alagoinhas (BA). A ação contou com a participação de 130 policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados foram deferidos pela Justiça Federal da Bahia, Sergipe e Alagoas. BN