2024 foi um ano de desenvolvimento para a base do Bahia. Ao todo, 24 atletas formados no clube tiveram a oportunidade de vestir a camisa do time principal durante a temporada, evidenciando o compromisso do clube com o desenvolvimento de seus jovens talentos, os chamados “Pivetes de Aço”.
Entre os destaques do ano, o zagueiro Gabriel Xavier se consolidou como titular e foi considerado um dos melhores defensores do Brasil na temporada. O atacante Tiago também chamou atenção ao participar diretamente de um gol contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro. Outro marco foi estabelecido pelo atacante Ruan Pablo, que, com apenas 16 anos e um dia, tornou-se o jogador mais jovem a atuar pelo Bahia na história. Alguns dos jovens tiveram oportunidades em partidas iniciais da temporada e na Copa do Nordeste.
Destaque do Bahia no ano, o zagueiro Gabriel Xavier é formado na base do Tricolor.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia.
Marcelo Teixeira, Diretor Executivo da Base, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as áreas da base e do futebol profissional.
“Este resultado é fruto de um trabalho integrado entre todas as áreas da base e do profissional, comandado pelo Diretor Executivo do Futebol Profissional, Cadu Santoro. Não se trata apenas de formar atletas tecnicamente capazes, mas também de desenvolver seres humanos preparados para enfrentar os desafios dentro e fora de campo. Nossa metodologia, alinhada aos princípios do City Football Group, tem permitido que talentos da base cresçam com consistência, segurança e valores sólidos. Existe um processo, que vem evoluindo a cada ano, do clube para fazer da melhor forma esta transição da base para o profissional”, afirmou.
O projeto da base tricolor segue focado no médio e longo prazo, priorizando o desenvolvimento estruturado dos atletas. O clube planeja continuar investindo em infraestrutura, qualificação de profissionais e metodologias modernas integradas ao City Football Group (CFG).
Além dos atletas que atuaram diretamente pelo Bahia, outros jogadores da base, como Ryan, Miqueias e Everton Moraes, foram emprestados a outros clubes para ganhar experiência.
Confira a lista de atletas da base que atuaram na equipe profissional em 2024:
- Alex;
- André Dhominique;
- Daniel;
- Everton Moraes;
- Gabriel Xavier;
- Guilherme Britto;
- Jota;
- Kauã Davi;
- Lucas Aruba;
- Lucas Cirilo;
- Marcello;
- Paulo Souto;
- Pedro Cruz;
- Pedrinho;
- Rafael Soares;
- Roger;
- Ruan Pablo;
- Ryan;
- Samuel;
- Sidney;
- Tiago;
- Vitinho;
- Waliffer;
- Wendel.