Uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia, realizada nesta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, desarticulou um grupo criminoso que atuava na região roubando documentos de pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e indivíduos com baixo nível de instrução. A quadrilha utilizava os dados das vítimas para sacar benefícios, contratar empréstimos fraudulentos, abrir contas bancárias e até mesmo ajuizar processos na Justiça em seus nomes.
Batizada de “Pensione”, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos locais, apreendendo diversos materiais que serão periciados pelos Departamentos de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia Técnica (DPT). Entre os itens apreendidos estão celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos que comprovam a atuação criminosa do grupo.
A Polícia Civil destaca que o grupo investigado também praticava a “Advocacia Predatória”, onde advogados lesavam clientes em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as vítimas assinassem procurações sem o devido conhecimento. As investigações continuam para identificar e localizar todos os envolvidos e elucidar completamente o caso.
Segundo a DRFR de Conquista, duas ocorrências já estavam sendo investigadas pela equipe. As vítimas tiveram seus documentos falsificados e utilizados em processos judiciais, além de terem contas bancárias abertas em seus nomes, contração de empréstimos fraudulentos e saque de seus benefícios, gerando um prejuízo total de R$ 300 mil.