A Polícia Federal (PF) e o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) cumpriram, nesta quinta-feira (14), sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, no âmbito da Operação Arpão, que investiga organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas.
Os mandados foram cumpridos em Salvador, Joinville (SC), Praia Grande (SP) e São Vicente (SP).
As investigações iniciaram após a apreensão de 830 quilos de cocaína, encontradas em um galpão de uma empresa localizada em Salvador, que resultou na prisão de dois indivíduos. Posteriormente, foram identificadas outras pessoas envolvidas com o entorpecente apreendido.
A PF e o Gaeco suspeitam que a organização criminosa atuava no tráfico de drogas interestadual, com o envio de cocaína da Bahia para outros estados do Brasil.
Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
De acordo com a PF, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos investigados, como residências, empresas e veículos. Durante as buscas, foram apreendidos dinheiro, armas, munições, veículos e outros itens que podem estar relacionados ao tráfico de drogas.
Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça Federal da Bahia, a pedido da PF e do Gaeco. Os dois presos foram encaminhados ao sistema prisional.
A operação Arpão é um desdobramento da Operação Rota do Atlântico, que foi deflagrada em 2022 e resultou na prisão de 20 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.