O 23º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou uma operação no bairro Marcelino, em Itaparica, na madrugada desta quarta-feira (23) de outubro de 2024, às 5h00, o que resultou na apreensão de substâncias ilícitas. A ação ocorreu após informações da seção de Inteligência do batalhão sobre uma movimentação suspeita de armas e drogas em um ponto de tráfico, conhecido como QG da facção OP.
Segundo informações divulgadas pela polícia, durante a operação, os policiais encontraram Flaviano Rodrigues de Santana, vulgo “Lulu”, o líder do tráfico local, que estava armado e em posse de materiais ilícitos. No local, a polícia apreendeu uma pistola Taurus calibre .380, além de dois carregadores de SMT/CT calibre 9mm, 134 cartuchos de munição de 9mm, 11 cartuchos de calibre .40, e 12 cartuchos de calibre .380.
Também foram encontrados 453 gramas de pasta base de cocaína e 24 gramas de uma substância que aparenta ser ecstasy, acondicionada em 27 balinhas.
Ainda de acordo com informações, a ação policial foi desencadeada devido à movimentação de dois indivíduos armados e perigosos, sendo “Lulu” o principal alvo e seu comparsa, “Coe”, seu braço direito. Durante o confronto, que resultou em um intenso tiroteio, “Lulu” foi encontrado no chão, demonstrando a relevância de sua figura no tráfico da área.
O material apreendido foi registrado e apresentado à 19ª Delegacia Territorial (DT) de Itaparica, sob o número de ocorrência 731115/2024, dando continuidade às investigações e providências legais necessárias para coibir a criminalidade na região.