A portuguesa Adélia Barros será julgada nesta quinta-feira (26), no Tribunal de Almada, em Portugal, por proferir insultos contra os filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, em julho de 2022. O caso será julgado como “injúrias agravadas e difamação”.
A informação foi divulgada pelo jornal português Expresso. A denúncia do casal foi aceitar em abril deste ano, após uma negativa do Ministério Público. Inicialmente, os pais de Titi e Bless tentaram enquadrar o caso no artigo 240 do Código Penal português, que trata de incitamento ao ódio.
RELEMBRE
O caso ocorreu em julho de 2022, em Portugal. Na época, um vídeo da apresentadora Giovanna Ewbank discutindo com uma mulher repercutiu nas redes sociais. A mulher foi acusada de racismo pelo casal, mas liberada do dia seguinte. A portuguesa também teria insultado um grupo de angolanos que estavam no mesmo local.
O presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa chegou a emitir um pronunciamento oficial condenando o crime de racismo e afirmando que “o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana”.