
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma reunião com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), nesta manhã de quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro entre dois potenciais candidatos à presidência em 2026 em campos políticos opostos não estava marcado em nenhuma das agendas oficiais.
Esta reunião, a priori, estava marcada para acontecer na Granja do Torto, onde o presidente tem dormido. O local é um tipo de segunda casa do presidente da República, afastada da região mais central de Brasília.
Tarcísio é citado como um dos principais nomes da direita para as eleições de 2026, devido à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Lula deu indícios, nesta terça, durante encontro com prefeitos, que deve disputar a reeleição no próximo ano.
Após a reunião, Tarcísio de Freitas foi ao encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro, com registro e compartilhamento do momento em seu Instagram.
Aliados do governador teriam sinalizado não concordar com o encontro dele com Lula, por medo de uma reação do ex-presidente. Entretanto, Tarcísio mantém uma postura objetiva e cordial com o governo federal, recebendo críticas de bolsonaristas mais radicais.