Bahia na Web

Preço do café já subiu mais de 40% e valor elevado deve durar pelo menos quatro anos, diz FAO

Imagem: reprodução

O valor do café no mercado internacional registrou um aumento de 38,8% em 2024, na comparação com a média do ano anterior, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira (14) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A principal razão para essa alta é a influência de fatores climáticos adversos, que comprometem a produção e reduzem os estoques mundiais. O café arábica, por exemplo, teve uma valorização de 70% na bolsa Intercontinental Exchange (ICE) em 2023 e já acumula uma alta superior a 20% neste ano.

Segundo o documento, essa elevação nos preços tende a perdurar. Embora o impacto demore cerca de um ano para ser repassado integralmente ao consumidor final, seus efeitos podem se estender por até quatro anos.

Na União Europeia, cerca de 80% desse reajuste deve ser sentido pelos consumidores ao longo de 11 meses, enquanto nos Estados Unidos esse mesmo percentual será repassado em um período de oito meses.

No Brasil, a inflação do café atingiu 66,18% no acumulado de 12 meses até fevereiro, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última terça-feira (12).