Bahia na Web

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entrega novas viaturas à Guarda Civil e planeja capacitação para armamento dos agentes

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus entregou, na manhã desta terça-feira (05), duas novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), em cerimônia realizada na Praça da Biblioteca Municipal. Os veículos, modelo Yaris Sedan da Toyota, foram adquiridos para fortalecer a segurança e a proteção ao patrimônio público no município. O evento contou com a presença do prefeito Genival Deolino e de outras autoridades municipais.

Durante o ato, o prefeito explicou que o processo de aquisição das viaturas teve início em julho de 2023 e envolveu a inscrição no programa federal Pronasce 2, destinado a projetos de segurança pública. A secretária de Governo Dra. Nil Correia informou que a equipe buscou os veículos em Brasília.

“Nós começamos a trabalhar esse processo desde 2023, a partir de julho, depois tivemos em outubro em Brasília, a nossa guarda também esteve lá, a nossa equipe, e fizemos a inscrição do Pronasce 2, esse Pronasce está disponível no Ministério da Justiça desde 2007, e os gestores anteriores não tiveram esse preocupação de fazer todos esses processos que é muito que é muito burocrático, é desgastante um pouco até, mas nós fizemos todo o processo, quero parabenizar a nossa equipe que trabalhou nesse processo, conseguiu fazer o registro, a inscrição do município de Santo Antônio de Jesus para a aquisição dessas viaturas, e temos agora a grata satisfação de estar recebendo essas duas viaturas para que a nossa guarda municipal fortaleça mais ainda e possa se proteger cada vez mais o cidadão e também o patrimônio público de Santo Antônio de Jesus”, detalhou o prefeito em entrevista coletiva.

Além das viaturas, o prefeito Genival Deolino anunciou novos convênios com instituições de segurança, incluindo o governo federal e a Polícia Federal, para capacitar os guardas municipais. A formação será fundamental para possibilitar o uso de armas de fogo pela GCM em um futuro próximo, iniciativa que, segundo ele, será implementada de forma gradual e responsável.

“A guarda, eles estão se capacitando, já fizemos inscrições, já temos convênios com o governo federal para que possa, até a polícia federal também, para que a gente possa estar treinando a nossa guarda para o futuro. Condição de ter uma guarda municipal armada, mas principalmente bem treinada, porque é um perigo da arma a pessoa ser um treinamento devido e primeiro nós vamos fazer o treinamento de todos os nossos guardas que estiverem aptos a receber essa arma e aí sim, futuramente, teremos sim a guarda armada aqui em Santo Antônio de Jesus.”, afirmou o prefeito.

Foto: Reprodução