Cerca de 760 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão atuar na Bahia nas eleições de 2024. O superintendente da pasta no estado, Vagner Gomes, explicou que as equipes vão atuar em todas as regiões, mas que a instituição vai concentrar mais esforços nos maiores colégios eleitorais. Nesta quarta-feira (2), ele apresentou um balanço das operações que serão realizadas no dia do pleito.
O superintendente explicou que as infrações mais comuns no período eleitoral flagradas pelos agentes da PRF é o transporte irregular de eleitores e motociclistas trafegando sem capacete. Uma portaria conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu regras específicas para essas eleições.
A PRF está proibida de fazer blitz, exceto em casos específicos. Quando isso ocorrer, é preciso informar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), explicar o motivo do bloqueio e apresentar uma alternativa para os motoristas. Já a fiscalização comum não será alterada. Quem estiver cometendo irregularidades será parado e multado.
A instituição informou que núcleos de comunicação da PRF estarão de plantão para coibir as notícias falsas relacionadas à instituição, como informações falsas sobre blitz, bloqueios e outras ações da pasta.
Confira as regras estabelecidas pela portaria do governo federal:
– A abordagem de veículos e condutores será legítima quando o condutor estiver cometendo infração de trânsito que coloquem em risco as pessoas.
– Caso não haja flagrante de infração ou crime, a eventual necessidade de bloqueio de rodovias federais, nos dias 6 e 27 de outubro de 2024, deverá ser comunicada à presidência do Tribunal Regional Eleitoral em tempo hábil, acompanhada da justificativa da escolha do local e da finalidade do bloqueio, com a indicação de rotas alternativas para os condutores.
– O disposto da portaria são aplicados também aos demais integrantes dos órgãos de segurança pública sob o comando da União, a exemplo da Polícia Federal, da Polícia Penal Federal e da Força Nacional.
Veja os maiores colégios eleitorais da Bahia:
Salvador – 1.969.757 eleitores
Vitória da Conquista – 257.808 eleitores
Camaçari – 205.873 eleitores
Lauro de Freitas – 160.968 eleitores
Juazeiro – 160.673 eleitores
Ilhéus – 130.067 eleitores
Jequié – 118.674 eleitores
Porto Seguro – 114.539 eleitores
Correio