Já está voando rumo ao Brasil o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado a Israel para repatriar brasileiros. A aeronave, modelo KC-30, com capacidade para transportar até 238 passageiros, decolou de Tel Aviv por volta das 12h de Brasília, e o voo está previsto para pousar no Brasil às 4h da quarta-feira (11).
Segundo o governo federal, ainda serão enviadas outras cinco aeronaves para repatriar os brasileiros que expressaram o seu interesse em retornar imediatamente ao Brasil. Os candidatos à repatriação seguirão critérios de prioridade para embarcar nos primeiros voos da FAB. Neste primeiro momento, residentes no Brasil sem passagem aérea para sair de Israel serão priorizados.
O Itamaraty afirma que cerca de 14 mil brasileiros vivem atualmente em Israel e outros seis mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, ou para participar de eventos, como a festa rave atacada pelos extremistas do Hamas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, foram disponibilizados cinco ônibus para levar os brasileiros que estavam em Jerusalém até o aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv. A operação de repatrição é coordenada pelo Itamaraty, pelo Ministério da Defesa e pela FAB.
O Ministério das Relações Exteriores afirma ainda que cerca de 1,7 mil brasileiros que se encontram em Israel já externaram o interesse em voltar ao Brasil. Os brasileiros buscam fugir do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que segue intenso na Faixa de Gaza e no território israelense.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610. BN