As fortes chuvas que atingiram Santo Antônio de Jesus e região nesta sexta-feira (10) geraram alagamentos em diversos pontos da cidade. Vídeos enviados por moradores para a Rádio Recôncavo registraram ruas inundadas e dificuldades de locomoção. Em resposta, a equipe de jornalismo da rádio conversou com o secretário de infraestrutura, André Araújo, e o superintendente da Defesa Civil, Erivaldo Santos (Dinho), para esclarecer a situação e as medidas tomadas pelas autoridades.
Operação Chuva e ações emergenciais
De acordo com André Araújo, a Prefeitura implementou a “Operação Chuva”, uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Infraestrutura, Serviço Público, Defesa Civil e Assistência Social. A equipe está de plantão para atender às demandas mais urgentes.
Ele destacou que obras de drenagem realizadas em áreas críticas, como as ruas do centro e o bairro Salomão, evitaram alagamentos históricos. No entanto, problemas pontuais, já estão sendo solucionados pela empresa responsável.
Entre os desafios ainda enfrentados estão áreas como a Rua da Mão Inglesa e o Canal do Milagroso, que sofrem com alagamentos recorrentes. Projetos de drenagem já estão em andamento, com previsão de licitação para o segundo semestre deste ano. As obras incluem a construção de galerias de grande porte e sistemas de tubos PEAD, similares aos instalados em outras regiões da cidade.
Prevenção e resposta da Defesa Civil
Erivaldo Santos reforçou que a Defesa Civil tem atuado preventivamente com a limpeza de bocas de lobo e canais. Apesar das chuvas intensas, não houve registros de ocorrências graves.
Contatos para emergências
A Defesa Civil está disponível para atender casos