
A violência contra a mulher segue sendo um dos maiores desafios sociais do Brasil, e não é diferente em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista exclusiva à nossa equipe, a delegada Dra. Rogéria Araújo, diretora do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), destacou a gravidade dessa realidade, que ultrapassa os limites da cidade e reflete uma questão cultural enraizada no país.
“Infelizmente, isso não é só em Santo Antônio, é um problema nacional. A violência contra a mulher é uma questão de cultura, mas a Polícia Civil tem se empenhado não apenas na repressão, mas também na conscientização da sociedade, tanto de homens quanto mulheres, sobre a importância de um trabalho conjunto”, afirmou Dra. Rogéria.
A delegada ressaltou a necessidade da participação ativa da população. “Quando os casos chegam até nós, muitas vezes já estão em um estágio grave. Por isso, a conscientização e a denúncia precoce são essenciais para prevenir a escalada da violência”, completou.
A Polícia Civil tem desenvolvido um trabalho intenso, com um papel importante das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) no interior do estado. Segundo Dra. Rogéria, a gestão atual, sob comando da Delegada Geral Dra. Heloísa Brito, tem sido um divisor de águas. Ela destacou as melhorias significativas na infraestrutura da Polícia Civil, incluindo novos profissionais, viaturas e reformas em delegacias. Recentemente, o governo estadual anunciou a entrega de 245 viaturas para reforçar o trabalho policial, sendo que 180 delas foram direcionadas ao interior do estado.
“A região do Recôncavo, por exemplo, recebeu 13 viaturas, o que vai fortalecer muito o trabalho de combate à violência. A distribuição dessas viaturas foi uma grande conquista para a nossa região”, disse Dra. Rogéria, refletindo sobre a importância da melhoria na logística e na estrutura da polícia para atender a população.
Dra. Rogéria, que tem uma longa trajetória na Polícia Civil, destacando-se como coordenadora da Quarta Corpim de Santo Antônio de Jesus, agradeceu o carinho e apoio da imprensa local, como a Rádio Recôncavo. “Sempre foi um prazer estar em Santo Antônio, uma cidade que ficou na minha memória. O aprendizado que tive foi fundamental para o meu trabalho atual”, finalizou.
Por: Sandro Almeida
Foto: ©Humberto Carlos/Jornalismo Rádio Recôncavo