Para os próximos anos, o governo federal determinou o número de novas vagas de medicina que poderão ser abertas por faculdades privadas em cada estado. A Bahia é o estado que terá mais direito a cadeiras: 900 para Santo Antônio de Jesus e outras 15 cidades. O segundo é São Paulo com 780.
Em todo o território nacional vão poder ser abertas até 5.700 vagas, distribuídas, no máximo, 95 novos cursos. Porém, eles só poderão se estabelecer em um dos municípios antecipadamente escolhidos pelo governo.
A Bahia poderá ter 15 novos cursos com 900 vagas abrangendo 257 municípios, entretanto, o governo federal marcou 16 cidades no estado denominadas de regiões de saúde que poderão obter esses cursos.
Os critérios são baseados nas necessidades de mais profissionais de saúde e a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) de cada região. Segundo em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, os municípios pré-selecionados fazem parte de regiões com as seguintes características:
– Ter média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes.
– Ter hospital com pelo menos 80 leitos.
– Aparentar competência para abrigar curso de medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas.
– Não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.
As cidades que poderão ter os novos cursos:
- Brumado
- Camaçari
- Cruz das Almas
- Feira de Santana
- Guanambi
- Ilhéus
- Irecê
- Itaberaba
- Itabuna
- Jequié
- Ribeira do Pombal
- Santa Maria da Vitória
- Santo Antônio de Jesus
- Seabra
- Senhor do Bonfim
- Teixeira de Freitas