A Secretária de saúde de Santo Antônio de Jesus, Ariana Castro, comenta sobre o quantitativo de notificações de dengue e chikungunya nos bairros do município. Cajueiro, Santa Terezinha e São Benedito são os bairros com mais casos na cidade.
Em entrevista, a secretária Ariana Castro comentou sobre quais bairros possuíam mais notificações referentes a casos de dengue e chukungunya, potuou também sobre o carro fumacê que tem sido cobrado pela população aos órgãos responsáveis. São as duas doenças juntas somam 80 casos já confirmados.
“Temos hoje 302 notificações para dengue, 197 para chinkungunya. Desses temos 37 casos de dengue confirmados e 43 para chikungunya”, disse a secretária.
“Estamos tendo em média mais de 200 atendimentos por dia. Sendo que mais ou menos 150 é de arboviroses ou sídrome gripal”, complementou.
Em relação aos bairros com maior incidência de casos, os números se baseiam em informações disponibilizadas pelas unidades de saúde que recebem as pessoas que apresenta os sintomas referentes às doenças.
“Os bairros que temos maior notificação de casos é o Santa Terezinha, Cajueiro e São Benedito são os Bairros que mais temos notificações. Isso é, o paciente procurou o serviço de saúde que de acordo com os sintomas notificou que era possível caso de dengue. O paciente é encaminhado para a coleta de sorologia a partir de cinco dias e orientado sobre os cuidados”, explicou.
Ariana Castro informou que o acompanhamento do número de caso e das notificações tem sido reforçado em toda a equipe, que tem trabalhado em conjunto com unidades de saúde públicas e privadas para ter a real noção do quadro das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município.
“Somando são quase 500 casos de dengue e Chikungunya. E acredito que ainda exista a sub notificação. Estamos alertando constantemente a nossa equipe de saúde, das nossas unidades, nossos médicos, toda a equipe em si. Assim também como temos acompanhado as notificações do Hospital Regional, da Santa Casa de Misericórdia, do Incar e dos estabelecimentos de saúde privada do município”, pontuou.
Sobre a solicitação do carro fumacê, que vem sendo cobrado pela população aos órgão responsáveis, Ariana informou que a solicitação já foi feita e que Santo Antônio de Jesus está elegível, porém isso depende da disponibilidade do carro dado ao número de casos da dengue em toda a Bahia.
“Solicitamos ao estado o carro fumacê, no ofiício nos responderam que estamos elegíveis para que ele venha, porém ainda não temos uma data. Porque infelizmente esta situação com a dengue está acontecendo em todo o estado. Estamos elegíveis, mas no momento, não poderiam liberar o fumacê visto que estavam em outros municípios fazendo este trabalho”, completou.
No que se refere a reclamação do fumacê não passar em determinadas localidades, a secretária explicou que a rota é definida com base na maior incidência de casos na localidade nos últimos 15 dias.
“Quando o carro fumacê vem, ele vem com estratégia nos locais que tiveram maior concentração de casos de dengue nos últimos 15 dias”, esclareceu.
A secretária ressalta que a população não deve esperar o agravamento dos sintomas para buscar atendimento médico. A qualquer sintoma a população deve ir a uma unidade de saúde. blogdovalente