
Santo Antônio de Jesus foi classificada como a cidade mais desenvolvida do Recôncavo Baiano, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2025, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O município obteve 0,7223 pontos, atingindo o nível de desenvolvimento moderado, em contraste com 95,4% das cidades da Bahia, que estão em faixas de desenvolvimento baixo ou crítico.
A cidade, reconhecida como “Capital do Recôncavo”, concentra atividades econômicas diversificadas como comércio, indústria, serviços, educação e saúde. Instituições locais atendem não apenas os habitantes do município, mas também a população de cidades vizinhas. Além disso, eventos tradicionais como o São João fortalecem o turismo e movimentam a economia local.
O IFDM é um indicador nacional que avalia os municípios brasileiros com base em três áreas-chave:
Emprego e Renda: geração de empregos formais, renda e desigualdade salarial, com dados do Ministério da Economia.
Educação: abrange desde a educação infantil até indicadores do ensino fundamental, como abandono escolar, distorção idade-série e IDEB, com dados do Ministério da Educação.
Saúde: considera mortalidade infantil evitável, qualidade do pré-natal, causas mal definidas e internações evitáveis, com base em dados do Ministério da Saúde.