Bahia na Web

SSP aguarda Procedimento Operacional da PM-BA para instalar câmeras corporais em uniformes

Foto: Sérgio Di Salles / Bahia Notícias

Com grande expectativa para que as câmeras corporais nas fardas das forças policiais se torne realidade, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atualizou mais uma vez o andamento do processo. Em entrevista na manhã desta segunda-feira (15), o titular da pasta, Marcelo Werner, explicou que a etapa a ser vencida agora é a edição do procedimento Operacional Padrão (POP).

 

“A nossa expectativa é que saia entre uma e duas semanas. O processo precisa ser bem elaborado. Nós já publicamos diretrizes, já começamos o treinamento. As primeiras câmeras já chegaram, já estão em unidades fazendo a capacitação das pessoas. O que está aguardando agora, que já está em prazo final de edição, é o POP, que é o Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar, que deve estar sendo publicado nos próximos dias para a partir daí efetivamente começar o uso”, comentou o secretário durante entrega de viaturas da PM em Salvador.

 

Apesar da demora, Werner garante que todos os procedimentos e ações prévias à adoção das câmeras nas fardas dos policiais já estão sendo feitos. Além disso, o secretário aponta que as diretrizes que serão adotadas na Bahia vão seguir na mesma esteira do que estabelece o Ministério da Justiça.

 

“Todas as ações prévias, o procedimento administrativo padrão para a retirada das imagens, para as diretrizes que nós precisamos ter para o uso e o funcionamento, tudo isso já foi publicado no Diário Oficial. Está faltando somente o plano de operação para a gente fazer o uso, então a nossa expectativa é que esse plano que está sendo revisado a partir das diretrizes, que também já vão na mesma linha das diretrizes do Ministério da Justiça. assim que o procedimento operacional for publicado, a gente já começa, mas a gente não está perdendo tempo, enquanto isso, os policiais já estão se capacitando com as câmeras, com o lote de câmeras que já chegou, nós já estamos testando o equipamento para, assim que publicar, a gente fazer o início”, disse.