Bahia na Web

Tchaca, Franklin Reis, sobrinho de Nanan e outros oito investigados na Falsas Promessas são liberados pela Justiça

Foto: Reprodução

A Justiça determinou, na manhã desta segunda-feira (05), a soltura de onze investigados presos durante a operação Falsas Promessas 2. O influenciador Franklin de Jesus Reis, os policiais Lázaro Alexandre Pereira de Andrade e Edson Paim estão na lista.

Quatro investigados obtiveram decisão favorável à revogação da prisão preventiva, com a possibilidade de responderem ao processo em liberdade. Um deles é David Mascarenhas Alves de Santana, considerado pelo Ministério Público como operador-chave do esquema, mas já denunciado por fatos semelhantes em ação penal anterior, o que inviabilizou nova prisão. Também tiveram a prisão revogada Jefferson Pereira da Silva, Joabe Vilas Boas Bonfim (sobrinho de Nanan) e João Nilton Laurentino.

Sete tiveram as prisões substituídas por medidas cautelares alternativas, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros envolvidos ou de participação em sorteios online. São eles: Alan dos Santos Souza, Almir Witzlebem Barradas Neto (beneficiado com prisão domiciliar por ser o único responsável por um filho menor e por cuidar da esposa doente), Antônio César de Jesus, Edson Paim de Oliveira Júnior, Franklin de Jesus Reis (influenciador digital acusado de promover rifas ilegais), Lázaro Alexandre Pereira de Andrade (conhecido como Alexandre Tchaca) e Ludmila Soares do Nascimento.

As medidas aplicadas podem incluir uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros investigados e comparecimento periódico à Justiça. A operação Falsas Promessas 2 investiga a atuação de um grupo suspeito de promover sorteios fraudulentos, por meio de empresas de fachada, para movimentar recursos de origem ilícita.

As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil da Bahia. Além das substituições de prisão, a decisão manteve a prisão preventiva de dez investigados.