Bahia na Web

Unidade de Saúde da Sapucaia é reinaugurada e Secretária detalha melhorias na estrutura

Foto: Bahia na Web

A Unidade de Saúde Satélite da Sapucaia está de cara nova em Santo Antônio de Jesus. É que a Prefeitura Municipal reinaugurou, na noite desta quinta-feira (03), a unidade de saúde que atende 630 pessoas na localidade. Construída em 2008, o posto de saúde passou por uma reestruturação durante a gestão do prefeito Genival Deolino e da secretária de Saúde, Ariana Castro.

“Uma alegria imensa, a gente está requalificando a Unidade de Saúde para trazer mais qualidade de vida para todos que são assistidos aqui. Aqui na Sapucaia, a Unidade de Sapucaia é a Unidade de Satélite, e aqui são atendidas 630 pessoas. Ou seja, aqui de segunda a sexta a Unidade está aberta, existe o atendimento do enfermeiro e do médico também.”, afirmou a secretária em entrevista coletiva.

O objetivo da requalificação, segundo a secretária, é oferecer mais qualidade de vida para a população. A reforma incluiu melhorias na estrutura física da unidade, como telhado novo, pintura, forro, adesivo para acolhimento mais humanizado e reforço no abastecimento da farmácia.

“Essa Unidade foi inaugurada em 2008, de lá para cá só houve a pintura. Pintava assim e prosseguia no atendimento. Aí houve uma reunião e eles pediram para estar trazendo a melhoria nessa estrutura. A gente retelhou todo o telhado, forramos, pintamos, colocamos adesivos para trazer uma sensação de melhor acolhimento. É uma unidade. Se chegar ali na farmácia, você vai ver que não existe falta de nenhuma medicação”, detalhou Ariana.

A secretária também disse que um agente comunitário de saúde foi integrado à equipe da unidade, após concurso realizado em 2023. A equipe, segundo ela, está motivada e preparada para oferecer um atendimento de qualidade à população local. Durante a reinauguração, Ariana Castro anunciou ainda a construção de novas unidades de saúde nas comunidades da Boa Vista, Rio da Dona e Casaca de Ferro.

“Hoje estamos em construção da unidade de saúde da família da Boa Vista, que deve estar entregando no máximo daqui a seis meses. Consoante a esse, estamos também em construção do Rio da Dona e tudo isso de recurso próprio. E recurso federal, que foi através também de uma emenda parlamentar, estamos aguardando apenas as tramitações do Ministério da Saúde para a construção da unidade do Casaca de Ferro. Ou seja, são unidades da zona rural que vão estar sendo reestruturadas, justamente para trazer uma qualidade de vida melhor para a população”, completou.