Após cair para a última posição da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória volta a campo nesta terça-feira (11), às 19h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 8ª rodada. Em busca de vencer a sua primeira partida na competição, o Leão terá que quebrar um tabu para voltar para Salvador com os três pontos.
Na história da Série A, o Vitória já enfrentou o Juventude como visitante em seis partidas e nunca venceu. Segundo dados do site oGol, foram quatro vitórias do Juventude e mais dois empates. A última vez que as duas equipes se enfrentaram pelo Brasileirão com o Rubro-Negro sendo visitante aconteceu em 2004, com o placar de 3 a 2 para o time gaúcho.
Resultados entre Juventude x Vitória na história da Série A:
Juventude 0x0 Vitória – Brasileirão de 1995
Juventude 1×0 Vitória – Brasileirão de 1997
Juventude 2×0 Vitória – Brasileirão de 1998
Juventude 2×1 Vitória – Brasileirão de 1999
Juventude 1×1 Vitória – Brasileirão de 2003
Juventude 3×2 Vitória – Brasileirão de 2004
A última e única vitória rubro-negra diante do Juventude como visitante aconteceu em 2009, por 2 a 1, pela 2ª fase da Copa do Brasil. No total, as duas equipes já se enfrentaram 12 vezes pela Série A e o retrospecto também é negativo para o Leão. São apenas duas vitórias rubro-negras, contra seis do Jaconero e mais quatro empates.
Contando todas as competições, são 18 jogos entre as duas equipes, com sete vitórias do Juventude, sete empates e quatro vitórias do Vitória. No ano passado, eles se enfrentaram duas vezes pela Série B, com o time gaúcho vencendo no Alfredo Jaconi, por 1 a 0. No 2° turno, no Barradão, empate por 0 a 0.
Na lanterna da Série A, o Vitória soma 10 jogos sem vencer na temporada, contando as sete partidas do Brasileirão, mais dois jogos contra o Botafogo pela Copa do Brasil e o empate com o Bahia na final do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro tem dois pontos e ocupa a zona de rebaixamento ao lado de Corinthians, 17° com cinco pontos, Atlético-GO, 18° com quatro e Cuiabá, 19° também com quatro. O primeiro time fora do Z4 é o Criciúma, que está com cinco pontos, três a mais que o Vitória.