
De volta à Copa Sul-Americana após nove temporadas, o Vitória empatou por 1 a 1 com o Universidad Católica, do Equador, no Barradão, pela 1ª rodada do Grupo B da competição. Os gols da partida foram marcados por Londoño para o time equatoriano e Matheuzinho para o Rubro-Negro, ambos no 2° tempo.
Com o resultado, o Leão somou um ponto e espera a outra partida do grupo, entre Cerro Largo, do Uruguai, e Defensa y Justicia, da Argentina, que acontece nesta quinta-feira (3), às 21h30, para saber a sua posição ao fim da primeira rodada. Vale a pena lembrar que apenas os primeiros colocados de cada chave avançam para as oitavas de final; já os times que ficarem na segunda posição enfrentam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores em uma fase prévia às oitavas de final.
Agora, o Vitória volta a campo no sábado (6), às 18h30, contra o Flamengo, novamente no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, o Leão volta a jogar pela Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, na quinta-feira (10), às 19h, no Estádio Norberto Tomaghello, na Argentina.
Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
O JOGO
Homenagem ao ídolo
Antes da bola rolar, a partida contou com um minuto de silêncio em homenagem ao ídolo do Vitória, Leandro Domingues, que faleceu na última terça-feira (1°), vítima de um câncer de testículo.
Primeira chance é do Católica
Apesar do Vitória ter maior posse de bola e rondar a área defensiva do Universidad Católica, foi o time equatoriano que teve a primeira chance de perigo no Barradão. Aos 8 minutos, Cáceres se atrapalhou na saída de bola, foi desarmado e Ismael Díaz recebe na meia-lua. O atacante bateu colocado e a bola passou perto da trave de Lucas Arcanjo.
Vitória responde
Aos 13 minutos, o Vitória finalizou pela primeira após cobrança de falta de Matheuzinho na entrada da área. A oportunidade nasceu após boa jogada de Lucas Halter, que saiu da zaga, tabelou com o meia e sofreu falta em posição perigosa.
Janderson recebe na área, mas tem chute travado
Com dificuldades para transformar o domínio em chances de gols, o Vitória chegou aos 37 minutos na bola parada. Janderson recebeu na área, finalizou, mas teve o chute bloqueado pela zaga adversária.
Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
2° TEMPO
Mudança no Vitória
No intervalo, o técnico Thiago Carpini promoveu a entrada do volante Willian Oliveira no lugar de Ricardo Ryller.
Mosquito perde boa chance
Aos 2 minutos, Gustavo Mosquito invadiu a área em boa jogada individual pela direita e finalizou para defesa de Johan Lara.
Universidad Católica abre o placar
Após falha de Cáceres na saída de bola, o Universidad Católica armou contra ataque rápido e o centroavante Londoño saiu cara a cara com Lucas Arcanjo. O atacante não desperdiçou a abriu o placar para o clube equatoriano. 1 a 0 no Barradão aos 8 minutos.
Torcida pede Claudinho, mas quem entra são Erick e Carlinhos
Logo após sofrer o gol com falha de Cáceres, a torcida rubro-negra começou a vaiar o lateral-direito paraguaio e pedir a entrada de Claudinho. Aos 13′, Erick e Carlinhos entraram nas vagas de Lucas Braga e Gustavo Mosquito.
Castillo é expulso!
Aos 18 minutos, o Vitória ficou com um jogador a mais após Luis Castillo receber o segundo cartão amarelo. O jogador foi advertido por chutar a bola com o jogo parado.
Leão vai para o ataque
Quatro minutos após a expulsão, Carpini sacou o zagueiro Zé Marcos e promoveu a entrada do atacante Léo Pereira.
Pênalti para o Vitória e gol de Matheuzinho!
Aos 28 minutos, após a bola bater no braço do defensor do Universidad Católica, o árbitro José Cabero ao VAR e marcou pênalti para o Vitória. Na cobrança, Matheuzinho chamou a responsabilidade e empatou o jogo no Barradão.
Léo Pereira tenta de cabeça
Aos 44′, Hugo cruzou da esquerda e Léo Pereira desviou de cabeça. A bola passou perto do gol do time equatoriano.
Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
FICHA TÉCNICA
Vitória 1×1 Universidad Católica (do Equador)
Copa Sul-Americana – 1ª rodada do Grupo B
Local: Estádio Manoel Barradas, o Barradão
Data: 2/4/2025
Horário: 21h30
Árbitro: José Cabero, do Chile
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina, ambos do Chile
VAR: Rodrigo Carvajal, do Chile
Transmissão: Paramount+
Cartões amarelos: Lucas Braga (Vitória); Anangonó, Castillo, Cacciabue (Universidad Católica)
Cartão vermelho: Castillo (Universidad Católica)
Gols: Londoño aos 8′ e Matheuzinho aos 28′ do 2° tempo
Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos (Léo Pereira) e Hugo; Ricardo Ryller (Willian Oliveira), Baralhas e Matheuzinho; Lucas Braga (Carlinhos), Gustavo Mosquito (Erick) e Janderson (Fabri). Técnico: Thiago Carpini.
Universidad Católica: Johan Lara; Anangonó, Cangá, Medina e Castillo; Luis Moreno, Cacciabue, Daykol Romero, Ismael Díaz, Mauro Díaz (Chancellor) e Palacios. Técnico: Diego Martínez.