Duas semanas depois do Ba-Vi da final do Campeonato Baiano, o quinto clássico entre rubro-negros e tricolores de 2024 acontece neste domingo (21), às 16h, no Barradão, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, o Leão venceu dois confrontos, ambos pelo Baianão, o Esquadrão venceu um, pela Copa do Nordeste, e houve um empate, que sacramentou o título de campeão baiano do Vitória, no último dia 7, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Agora o jogo é no Barradão e os rivais voltam a se enfrentar pela Série A do Brasileirão após quase seis anos. Retornando à elite o futebol nacional, o Vitória contará novamente com a sua casa lotada de rubro-negros, que esgostaram os ingressos para a partida. Vale a pena lembrar que por recomendação do Ministério Público da Bahia os Ba-Vis estão sendo disputados com torcida única.
Para o clássico, o técnico Léo Condé não poderá contar com o volante Dudu, lesionado na derrota por 1 a 0 diante do Palmeiras, no último domingo (14). Também machucados estão o zagueiro Camutanga, com uma entorse no joelho, e o lateral-esquerdo PK, que está na transição física após um desconforto muscular e reúne mais condições de jogo. No meio-campo, o mais cotado para entrar é o volante Léo Naldi, que já substituiu Dudu no Ba-Vi da Copa do Nordeste. Para a vaga de Camutanga, Bruno Uvini é o favorito com Cristián Zapata correndo por fora. Caso PK não jogue, Lucas Esteves entra na lateral-esquerda.
Enquanto o Bahia venceu o Fluminense por 2 a 1 na última terça-feira (16), o Vitória não entrou em campo pela 2ª rodada da Série A. O jogo contra o Cuiabá foi adiado devido ao compromisso do time mato-grossense pela semifinal da Copa Verde e a data para a partida ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após o Ba-Vi, o Vitória enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, no dia 28, pela 4ª rodada do Brasileirão.
Arte: Bahia Notícias
Após ver o título baiano escorrer pelas mãos ao perder de virada para o maior rival, o Bahia retorna ao Barradão com a confiança renovada e a expectativa de conseguir um resultado melhor. Na última terça-feira (16), o time comandado por Rogério Ceni voltou a ter uma boa atuação e bateu o Fluminense por 2 a 1.
A esperança tricolor passa pelos pés de Cauly, que voltou a marcar com a camisa do Esquadrão de Aço. Durante a semana, o jogador chegou a admitir que o Rubro-negro é um adversário “muito chato”.
“A gente sabe que não tivemos os resultados esperados no Barradão, perdemos a final do Baiano. É um time muito chato de se enfrentar, independente de ser clássico ou não. É um time organizado, agressivo. Vai ser importante ter aprendido nos últimos jogos. Chegamos a fazer dois gols, infelizmente tomamos a virada. São jogos especiais, difíceis… Vai ser importante o foco para ganhar o jogo”, afirmou.
Sem novos desfalques por suspensão ou lesão, o Bahia ainda não vai contar com o lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo, que estão em recuperação de cirurgias.
Arte: Bahia Notícias
FICHA TÉCNICA
Vitória x Bahia
Campeonato Brasileiro – 3ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 21/04/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Transmissão: TV Bahia e Premiere
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (PK); Willian Andrade, Léo Naldi e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Ademir (Estupiñan). Técnico: Rogério Ceni.