Após dois jogos fora de casa, onde venceu o Criciúma por 1 a 0 e empatou com o Botafogo por 1 a 1, o Vitória retorna ao Barradão neste domingo (1), às 18h30, contra o Fortaleza, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na 12ª colocação da Série A, o Leão soma 42 pontos, quatro a mais que o Criciúma, primeiro time dentro da zona de rebaixamento e que ontem foi derrotado pelo Corinthians, na abertura da 36ª rodada. Embalado, o Rubro-Negro Baiano vem de quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota nas últimas seis partidas. Por conta da derrota do Criciúma, caso vença o Fortaleza, o Leão garante a permanência na elite nacional.
Para a partida, o técnico Thiago Carpini não poderá contar com o atacante Carlos Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sem treinar normalmente durante a semana após sofrer um trauma no joelho na partida cotra o Botafogo, o meia Matheuzinho foi relacionado e deve ir para o jogo. A principal dúvida está se Carpini irá manter o sistema com três zagueiros ou utilizar um time com três atacantes. Neste último caso, Gustavo Mosquito pode voltar a ganhar chance na equipe na vaga de Edu.
Após enfrentar o Fortaleza, o Vitória joga novamente no Barradão, desta vez contra o Grêmio, na quarta-feira (4), às 16h. Na última rodada do Brasileirão, o Leão mede forças com o Flamengo, no dia 8, às 16h, no Maracanã.
FORTALEZA
Na quarta colocação da Série A com 65 pontos, o Fortaleza chega a Salvador após empatar por 0 a 0 com o Flamengo, na Arena Castelão, na última terça-feira (26), pela 35ª rodada da competição.
O time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda não perde há seis rodadas, somando quatro empates e duas vitórias no período. Para o duelo contra o Vitória, o Tricolor do Pici não poderá contar com o lateral Eros Mancuso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
No 1° turno da Série A, o Fortaleza venceu o Vitória por 3 a 1, na Arena Castelão, pela 17ª rodada. Nesta temporada, as duas equipes já se enfrentaram pela fase de grupos da Copa do Nordeste, também na casa do Tricolor, e o Vitória venceu por 1 a 0.
Na história do confronto, segundo dados do site oGol, os leões baiano e o cearense jogaram 25 vezes, com 10 vitórias rubro-negras, seis empates e nove vitórias tricolores. A última vez que o Vitória venceu o Fortaleza no Barradão foi em 2006, por 6 a 0, pela 12ª rodada da Série B de 2007.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Fortaleza
Campeonato Brasileiro – 36ª rodada
Local: Barradão
Data: 1/12/2024
Horário: 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Leone Carvalho Roch (GO)
Transmissão: Premiere
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu (Gustavo Mosquito), Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Matheuzinho; Janderson e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Matheus Rossetto, Hércules e Martinez; Marinho, Lucero e Moisés.Técnico: Juan Pablo Vojvoda.