
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) está avaliando um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da instalação de detectores de metais em escolas públicas e privadas do estado. A iniciativa, apresentada pelo deputado Roberto Carlos (PV), tem como objetivo aumentar a segurança nas instituições de ensino, considerando o crescente número de casos de violência escolar.
De acordo com o Metro 1, o parlamentar justifica a medida apontando o aumento de ataques com armas de fogo e brancas, além de citar dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelam que um em cada três ataques violentos em 2023 ocorreu em escolas.
Com isso, o projeto pretende prevenir de novos incidentes, impedindo a entrada de armas nas unidades de ensino e, assim, reduzindo o clima de insegurança que tem afetado alunos e profissionais da educação.
Caso aprovado, a proposta deverá impactar tanto as escolas públicas quanto as privadas, estabelecendo novos parâmetros de segurança e garantindo um ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar.
Fonte: Blog do Valente