Bahia na Web

Bahia tem 23 cidades com mais eleitores do que habitantes, diz levantamento

Um levantamento feito pelo Jornal Correio revelou que 23 cidades da Bahia têm mais eleitores do que habitantes. Entre os municípios com excedentes de eleitores estão Muniz Ferreira e  Elísio Medrado.

O estudo cruzou os dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os dados de eleitores de dezembro de 2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2010, apenas uma cidade da Bahia tinha mais eleitores do que habitantes: Catolândia, no oeste do estado. Em 12 anos, o número de municípios com essa discrepância aumentou para 23.

O cientista político Claudio André, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), acredita que esse fenômeno é resultado de fluxos migratórios. “Muitas dessas cidades têm um histórico de pessoas que vão morar em outros lugares, mas mantêm o domicílio eleitoral no município de origem. Isso é comum também em cidades próximas a grandes centros urbanos”, explica.

O professor e analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jaime Barreiros, concorda com essa hipótese. “Além disso, é preciso considerar o crescimento das zonas urbanas e a mobilidade dos cidadãos, que podem trabalhar em lugares diferentes de onde moram”, afirma.

De fato, algumas cidades da lista se destacam pela proximidade com grandes municípios. Catolândia, por exemplo, fica a 42 km de Barreiras. Barro Preto, no sul da Bahia, está a 30 km de Itabuna. E Antônio Cardoso, no centro-norte do estado, está a 32 km de Feira de Santana.

Os grandes municípios, por outro lado, são os que têm mais habitantes do que eleitores. Salvador, por exemplo, tem cerca de 2,4 milhões de habitantes, mas apenas 2 milhões de eleitores. A diferença é de 400 mil pessoas, a maior entre as cidades da Bahia. Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro, que juntas com a capital baiana formam os cinco maiores municípios do estado, também têm mais habitantes do que eleitores.