Bahia na Web

Com bronquite, Papa Francisco tem falta de ar e não consegue terminar discurso

Crédito: VATICAN MEDIA/Divulgação

Aos 88 anos, o Papa Francisco precisou de ajuda para fazer uma celebração neste domingo (9) após sentir falta de ar durante uma leitura no Vaticano. Ele pediu para um assistente ler o discurso na Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, acompanhada por milhares de pessoas. O chefe da Igreja Católica sofre de um quadro de bronquite, segundo a Santa Sé.

“Peço desculpas e peço que o mestre de cerimônias continue a leitura devido à dificuldade de respirar”, disse Francisco, apontando para o próprio peito. Ele entregou os papéis ao arcebispo Diego Ravelli, que continuou a celebração.

Essa é a segunda vez na mesma semana em que o Papa precisa de ajuda para finalizar um discurso. O outro episódio aconteceu na quarta-feira (5). “Quero pedir desculpas, pois com essa forte gripe que me assolou estou com dificuldade de falar”, justificou.

A Santa Sé informou que o Papa Francisco realizará reuniões em sua casa no Vaticano nos próximos dois dias devido ao quadro de bronquite.

Francisco foi hospitalizado por três noites em 2023 com bronquite, e se recuperou com antibióticos. A bronquite consiste em uma inflamação dos brônquios – tubos que levam o ar até os pulmões.