O Vitória estreou com o pé direito na temporada 2024. Diante do Jacuipense, em partida realizada na Arena Valfredão, nesta quarta-feira (17), o Rubro-Negro contou com um gol de Iury Castilho, aos 23 minutos do 1° tempo, para vencer por 1 a 0 pela 1ª rodada do Campeonato Baiano, competição que não chega até as semifinais desde 2018. Além disso, desde 2020 o Leão não estreava no torneio estadual com vitória.
O jogo marcou a estreia do lateral-esquerdo Patric Calmon, do volante Willian Oliveira e do centroavante Caio Dantas, que iniciaram como titulares do time do técnico Léo Condé ao lado de outros oito jogadores campeões da Série B do Brasileirão do ano passado.
No segundo tempo, mais dois reforços estrearam com a camisa do Leão: o lateral-esquerdo Lucas Esteves e o atacante Eric Castillo. O goleiro Muriel, o lateral-direito Raúl Cáceres e o volante Caio Vinícius, que também chegaram no Vitória nesta temporada, ficaram no banco. Vale destacar que outras contratações como o goleiro Alexandre Fintelman e o zagueiro Cristían Zapata não foram relacionados. Já o goleiro Maycon Cleiton, o meia Luan e os atacantes Everaldo e Alerrandro ainda não estão regularizados.
Com o resultado, o Vitória somou os seus três primeiros pontos na competição e se juntou ao Bahia de Feira, que goleou o Jacobina por 6 a 1, e o Atlético de Alagoinhas, que venceu o Itabuna por 2 a 1. A primeira rodada do Baianão começou no último domingo (14) e acaba nesta quarta com Jacuipense 0 x1 Vitória, Barcelona 0x0 Juazeirense e Bahia x Jequié, que se enfrentam às 21h30, na Arena Fonte Nova.
Agora, o Vitória volta para Salvador e se prepara para enfrentar o Bahia de Feira, no próximo sábado (20), às 16h, no Barradão. Já o Leão do Sisal vai até Juazeiro enfrentar o Juazeirense, no Adauto Moraes, domingo (21), às 18h30.
Caio Dantas e Patric Calmon foram alguns dos reforços do Vitória que atuaram na estreia em Riachão do Jacuípe | Foto: EC Vitória
Primeiro tempo
Aos 9 minutos, o primeiro lance de perigo da partida: Matheusinho pressionou a saída de jogo do Jacuipense e a bola sobrou para Caio Dantas, que chutou travado pelo goleiro Marcelo.
Yuri Castilho faz 1º gol do Vitória na temporada
Mesmo com menos posse de bola que o Jacuipense, o Vitória era mais perigoso até que abriu o placar aos 23 minutos da 1ª etapa com Yuri Castilho e participação fundamental de Osvaldo. O camisa 11 rubro-negro acertou uma bomba no travessão e, no rebote, Yuri aproveitou a falha da zaga para chutar bonito e marcar o primeiro gol do Vitória na temporada.
Dez minutos depois, em mais uma descida rápida puxada pelo habilidoso Osvaldo, o Vitória chegou novamente com perigo. Pela direita, o ponta passou para Caio Dantas, que dominou com liberdade na entrada da área, mas errou a meta do goleiro Marcelo.
Só dava Osvaldo!
Após tentar marcar um gol do meio-campo, Osvaldo foi acionado pela direita depois da boa jogada de Matheusinho e mandou um chute forte para excelente defesa de Marcelo. Sem sustos para o Vitória, o primeiro tempo terminou com o goleiro Lucas Arcanjo sem realizar uma defesa sequer.
2° TEMPO
Na segunda etapa, o Vitória assustou a meta do Jacuipense aos 11 minutos após cobrança de falta de Matheusinho. Aos 22′, o técnico Léo Condé realizou as suas primeiras substituições, com as entradas de Rodrigo Andrade e Zé Hugo nos lugares de Willian Oliveira e Yuri Castilho, respectivamente.
Aos 27′, Lucas Arcanjo trabalhou pela primeira vez e mostrou que a boa fase da temporada passada continua. Em cobrança de falta de Eudair, o goleiro rubro-negro mostrou agilidade para desviar o perigoso chute. Um pouco depois, Léo Condé promoveu as estreias de mais dois reforços: o lateral-esquerdo Lucas Esteves entrou na vaga de Patric Calmon e o equatoriano Eric Castillo entrou no lugar de Osvaldo.
Aos 33′, Casillo teve a chance de marcar após cruzamento de Matheusinho. O equatoriano, no entanto, não pegou bem na bola e mandou para fora do gol. Seis minutos depois, Léo Condé realizou a última substituição do Vitória na partida. O estreante Caio Dantas deu lugar a Mateus Gonçalves.
Salva, Arcanjo!
Faltando três minutos para o fim do tempo regulamentar, Lucas Arcanjo trabalhou mais uma vez para garantir a vitória rubro-negra após boa jogada do Jacuipense. No duelo de leões, a partida terminou com 16 finalizações para o vermelho e preto e apenas uma para o branco e grená.
FICHA TÉCNICA
Jacuipense 0x1 Vitória
Campeonato Baiano – 1ª rodada
Local: Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe
Data: 17/01/2024
Horário: 19h15
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias e Antonielson Jesus da Silva
Cartões amarelos: Pablo (Jacuipense) e Wagner Leonardo e Dudu (Vitória).
Gols: Iury Castilho (Vitória) aos 23 do 1° tempo.
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon (Lucas Esteves), Dudu, Willian Oliveira (Rodrigo Andrade), Matheuzinho, Osvaldo (Eric Castillo), Iury Castilho (Zé Hugo) e Caio Dantas (Mateus Gonçalves). Técnico: Léo Condé.
Jacuipense: Marcelo, Van, Vitor Salvador (Weverton), Everson, Carlos (Adriano Michael Jackson), Fábio Bahia, Lídio (Eudair), Jerry, Pablo (William), Flavinho (Douglas) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.