Bahia na Web

Jerônimo Rodrigues se reúne com ministros para ampliar infraestrutura, abastecimento de água e frota de ambulâncias na Bahia

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu nesta terça-feira (11) com ministros do governo brasileiro para discutir investimentos na infraestrutura de transportes, modernização de aeroportos, ampliação do atendimento médico e medidas para reforçar o abastecimento de água em municípios afetados pela seca.

“Viemos a Brasília para fortalecer as parcerias com os ministérios e avançar em projetos importantes para a Bahia. Foi um dia produtivo, com muitas pautas encaminhadas e novidades chegando para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o governador após os encontros.

Jerônimo Rodrigues esteve com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Na área da saúde, foram debatidos avanços para o Hospital Regional de Paulo Afonso, investimentos em radioterapia, o custeio das Unidades Básicas de Saúde Indígenas e a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Bahia. O fortalecimento da Bahiafarma e o pagamento do piso da enfermagem também estiveram na pauta.

O governo do estado informou que até o dia 31 de março serão entregues 80 novas ambulâncias, e, posteriormente, mais 28 unidades, totalizando 108 veículos para reforçar o atendimento de emergência no estado.

Durante reunião com o Ministério dos Transportes, o governador discutiu melhorias na BR-324 e na BR-101 e o fortalecimento da Hidrovia do São Francisco, considerada estratégica para a logística do estado.

Na área aeroportuária, foram debatidas ações para a modernização e ampliação dos aeroportos dos municípios de Conde, Ilhéus, Morro de São Paulo, Teixeira de Freitas e Irecê. O destino do antigo aeroporto de Vitória da Conquista também foi discutido no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Em reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram apresentadas medidas para combater os efeitos da estiagem no semiárido baiano. A primeira etapa do Canal do Sertão e outras soluções emergenciais para abastecimento de água nos municípios atingidos pela seca foram debatidas.